quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Lenda da Cobra Grande

Lenda da Cobra Grande do folclore amazônico

Cobra grande é uma das Lenda mais conhecidas do folclore amazônico que fala de uma imensa cobra, também chamada Boiúna, que cresce de forma gigantesca e ameaçadora, abandonando a floresta e passando a habitar a parte profunda dos rios. Ao rastejar pela terra firme, os sulcos que deixa se transformam nos igarapés. Conta a lenda que a cobra-grande pode se transformar em embarcações ou outros seres.

Aparece em numerosos contos indígenas. Um deles conta que em certa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da Boiuna, deu à luz a duas crianças gêmeas. Uma delas, um menino, recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Mas a Índia não queria as crianças e para ficar livre dos filhos, ela jogou as duas crianças no rio. Entretanto as crianças não morreram, e conseguiram sobreviver e se criaram. Honorato não fazia nenhum mal, mas sua irmã tinha uma personalidade muito perversa. Causava sérios prejuízos aos outros animais e também às pessoas.

Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la para pôr fim às suas maldades. Segundo muitas pessoas narram, Honorato em algumas noites de luar, perdia o seu encanto e adquiria a forma humana transformando-se em um belo e elegante rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra.

Para que se quebrasse o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita audácia para derramar leite na boca da enorme cobra e fazendo um ferimento na cabeça dela até sair sangue. Porém ninguém tinha coragem de enfrentar a enorme cobra. Até que um dia um soldado de Cametá (município do Pará) conseguiu libertar Honorato do terrível encanto, e ele deixou de ser cobra d'água para viver na terra como um homem e com sua família.






Veja também:



4 comentários:

  1. Oi obrigado, por visitar o Arte de Educar, já estou aqui, vou postar seu endereço no blog para as pessoas conhecerem as lendas
    Uma semana abençoada!
    Se quiser me seguir vou gostar:proaiseartedeeducar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Foi você que visitou o meu blog um tempo atrás né? Obrigada pelas sugestoes de post sobre criaturas, já passei para a minha amiga que cuida dessa coluna

    ResponderExcluir
  3. Aise: ja estou seguindo. ^u^

    Lovely: foi eu sim, Se fizer isso vai ficar bem legal

    ResponderExcluir