quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Lenda da Procissão das Almas

A Lenda da Procissão das Almas.

A Lenda, conta sobre uma velha, que vivia sozinha na sua casa, e por não ter muito que fazer, nem com quem conversar, passava a maior parte do dia olhando a rua através da sua janela, coisa muito comum no interior. Até que numa tarde quando estava quase anoitecendo ela viu passar uma procissão, todos estavam vestidos com roupas largas brancas (como fantasmas) com velas nas mãos e ela não conseguia identificar ninguém, logo estranhou, pois sabia que não haveria procissão naquele dia, pois ela sempre ia à igreja, e mesmo assim quando havia alguma procissão era comum a igreja tocar os sinos no inicio, mas nada disso foi feito.

E a procissão foi passando, até que uma das pessoas que estava participando parou na janela da velha e lhe entregou uma vela, disse a velha guardasse aquela vela e que no outro dia ela voltaria para pegá-la .Com a procissão chegando ao fim a velha resolveu dormir, e apagou a vela e guardou-a. No outro dia, quando acordou, a velha foi ver se a vela estava no local onde ela guardou, porém para sua surpresa no local em que deveria estar a vela estava um osso de uma pessoa já adulto e de uma criança.

Horrorizada, a velha senhora persignou-se e rezou o credo com devoção e fervor, repetindo esse procedimento algumas vezes durante o dia. Um longo dia, por sinal, mas que finalmente se foi, como é o destino inexorável de todos eles. E então, pouco antes da meia-noite, ela, trêmula de medo, devolveu os ossos e duas velas bentas à figura embuçada que lhe apareceu diante da janela, recebendo da mesma a seguinte recomendação: ”Que isto te sirva de lição, pois a Procissão das Almas não é para ser vista pelos viventes”.

Dizem que a Procissão das Almas, em Mariana, é baseada nessa lenda, e por isso os devotos que dela participam usam os mesmos trajes e aparatos descritos pela senhora que presenciou a Procissão das Almas.





Veja também:

10 comentários:

  1. eu acho que essas histórias são verdadeiras por que o jeito das lendas e dos mitos são de um geito histórico e verdadeiro

    ResponderExcluir
  2. isso não da medo em ninguém quero ver essa procissão das almas

    ResponderExcluir
  3. No local onde eu moro já viram essas coisas

    ResponderExcluir
  4. isso é uma pura verdade .. ai que meda

    ResponderExcluir
  5. Não Endendi Essa parte: dela participam usam os mesmos trajes e aparatos descritos pela senhora que presenciou a Procissão das Almas.

    ResponderExcluir
  6. isso e uma verdade e a gente não pode nunca em nossa vida falar que não tem medo por que todos tem medo de alguma coisa

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe era da região de Barra do Piraí/ Barra Mansa, no Sul do estado do Rio e contava uma história semelhante vivida por sua mãe lá pelos ido de 1913, só que no relato dela, o fato ocorreu há noite e não houve recomendações quanto ao retorno, o ser apenas pediu que ela guardasse as velas.

    ResponderExcluir
  8. isso so enxerga quem tem o dom ...nao e para quem quer ........ Nao se brimca com as almas

    ResponderExcluir